domingo, 26 de agosto de 2007

História e Teoria do Urbanismo (Parte 1)

"Mais que de máquinas, precisamos de humanidade."
Charles Chaplim




Antônio Sant'Elia foi um arquiteto italiano do final do século XIX. Sua visão Futurista influenciada pela cidades industriais dos EUA o fez produzir obras com uma linguagem tecnológica, como os grandes aranha-céus, vias suspensas para veículos, consequências do crescimento das grandes cidades. Ele produziu diversos projetos, não concluindo nenhum deles. Ele influenciou mais tarde o grupo arquitetônico dos anos 60, chamado Archigram com visão também futurista, na era das máquinas, com tecnologias experimentais de ambientes descartáveis, imagens de consumo de massa, numa sociedade altamente informatizada. Eles acreditavam na utopia do futuro, com uma nova era totalmente racional. Os filmes Metrópolis, O Caçador de Andróides e O Quinto Elemento traz questões da cultura da indústria, da cultura das massas, da situação do homem em relação a toda a tecnologia conquistada em detrimento da sua condição humana. Os Futuristas Sant'Elia e Archigram produzem um futuro idealizado e positivista, enquanto os três filmes trazem uma utopia do futuro negativa, com um vazio existencial, como no O Caçador de Andróides que retrata a sociedade do ano de 2019, onde a maior parte da Terra foi destruída por desastres ambientais, e as poucas pessoas que ainda não partiram para as colônias espaciais vivem nos escombros das antigas metrópoles. Os andróides chamados replicantes foram criados à imagem do homem para ajudar a habitar essas colônias espaciais. Os carros voadores e letreiros luminosos são elementos usados no filme e que resgatam os pensamentos idealizados de Sant'Elia e do grupo Archigram.

Nenhum comentário: